Procedimiento

Como registrar um Relato?

Escolha o canal mais conveniente para você.

Plataforma Web Minha Voz:

Além de qualquer evidência, caso houver, será necessário ter disponível todas as informações relacionadas ao seu relato, levando em contas as seguintes perguntas: Quem? Quando? Onde? Como?

Ao abrir um formulário, um Assistente Web Interativo o guiará através de perguntas baseadas nas informações que estão sendo fornecidas. Você terá a opção de inserir o nome e o cargo da(s) pessoa(s) envolvida(s), anexar provas, descrever e categorizar sua sugestão ou reclamação, e qualquer informação adicional que possa levar a uma investigação mais apropriada.

Uma vez concluído o relatório, o sistema fornecerá um número de protocolo que deve ser salvo para acompanhar o andamento do seu relato.


Email:

Além de qualquer evidência, caso houver, será necessário ter disponível todas as informações relacionadas ao seu relato, levando em contas as seguintes perguntas: Quem? Quando? Onde? Como?

Favor envie a informação o mais completa possível, anexando provas, se houver. Você pode optar por enviá-la a partir de seu e-mail pessoal, ou criar uma conta anônima para esse fim.

Em menos de 24 horas você vai receber um número de protocolo para acompanhar o andamento do seu relatório desde o e-mail que você escolheu.


Telefone:

Estados Unidos 1 737 218 1000
Espanha 900905 432
Guatemala 2378 4852
Brasil 0 800 8923 392
Honduras 75175294
Panamá 836-5888
Nicaragua 001 800 2260 195
Holanda +31 85 064 4646

Acompanhamento:

Com o número de protocolo fornecido ao preencher o relatório você poderá ligar para a linha gratuita ou acessar este site através do campo: “Digite seu número de protocolo” para:

  • Saber mais sobre a situação da investigação
  • Fornecer informações adicionais
  • Informar questões recorrentes
  • Anexar arquivos com provas


Dúvidas Frequentes

Perguntas e Soluções

Quando posso usar minha voz?

Quando quiser fazer sugestões, reclamações ou simplesmente compartilhar opiniões sobre assuntos relacionados à MERCON.

Sempre que você ficar sabendo, for informado ou se envolver em uma situação que transgrida o Código de Ética da Mercon, e sempre que tiver preocupações ou sugestões que prefira sejam tratadas através desta plataforma.


Quais são os benefícios de Minha Voz?

Promove uma cultura de comunicação inclusiva e um ambiente de trabalho ético, por meio de um canal seguro e confidencial.


Pode haver algum tipo de retaliação por preencher um relatório?

Não, partimos do princípio de que todas as sugestões ou reclamações são feitas de boa-fé, buscando apenas, alinhar a conduta denunciada aos valores éticos da empresa.

Por outro lado, é nossa obrigação proteger a integridade e o respeito à imagem e reputação de nossos parceiros. Assim sendo, não se recomenda uma conduta de má fé, com o propósito de desprestigiar, desvalorizar ou acusar falsamente como vingança; esse tipo de comportamento será sancionado com a política apropriada.


Que tipo de informações ou dados são necessários para usar Minha Voz?

Ao preencher um relatório, serão solicitadas as seguintes informações:

  • Nome completo e cargo das partes envolvidas.
  • Data e local dos incidentes.
  • Sempre que possível, qualquer evidência relevante.
  • Um relatório detalhado de como os eventos aconteceram.

Por que denunciar?

Prosperamos quando compartilhamos nossas ideias e ouvimos os outros. Só é possível aprender e tomar medidas quando nos mostram o que não podemos ver.


O que posso denunciar?

Minha Voz é um canal onde você pode fazer sugestões, reclamações ou simplesmente compartilhar opiniões sobre assuntos relacionados à MERCON.

Tipos de denúncias ou violações do nosso Código de Ética:

  • Relacionamento entre colaboradores, incluindo Assédio Sexual
  • Anticorrupção, transparência e conflito de interesses
  • Informações confidenciais e/ou privilegiadas
  • Comunicação

Quanto tempo leva processar um relatório?

A EthicsGlobal envia as informações ao comitê de integridade em um período máximo de 48 horas após a realização da denúncia. Segundo a complexidade do caso, o Grupo Mercon Coffee se reserva o direito de determinar a duração de cada investigação, bem como a resolução de cada relatório recebido.


Após preencher um relatório, serei informado de sua resolução?

A EthicsGlobal só notificará a pessoa que fez o relatório sobre a evolução da investigação. O conteúdo e a resolução de uma investigação desse tipo serão confidenciais.


Como posso acompanhar o processo de um relatório?

Ao preencher um relatório você receberá um número de protocolo que pode ser usado para:

  • Consultar se é necessário enviar mais informações para processar sua reclamação.
  • Adicionar novas informações sobre seu relato.
  • Acompanhar as atualizações sobre sua reclamação.
  • Sugerimos aguardar de 5 a 6 dias úteis após preencher seu relatório para fazer o acompanhamento.

E se eu quiser adicionar mais informações depois de ter preenchido meu relatório?

Qualquer pessoa pode acessar Minha Voz com o número de protocolo para adicionar novas informações ou relatar ocorrências.


E se eu testemunhar uma violação do Código de Ética e não a denunciar?

O uso do Minha Voz é completamente voluntário. No entanto, todos os colaboradores da Mercon têm a obrigação de comunicar qualquer violação do Código de Ética que afete a organização ou seus membros.